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sábado, 19 de março de 2016

SISTEMA DE SUSPENSÃO

Salve Salve amantes de mecânica de moto hoje vamos abordar o assunto suspensão entender melhor esse tema que pra mim é importantíssimo na motocicleta afinal é horrível andar em uma moto sem a suspensão estar funcionando 100% o desconforto é total, então vamos e lembre-se se tiver dúvidas só perguntarem

1 SISTEMA DE SUSPENSÃO

1.1 DESCRIÇÃO DO SISTEMA E SUSPENSÃO

A função da suspensão é permitir o atrito entre os pneus e o solo, de modo a fornecer estabilidade e controle na direção e assegurar o conforto dos passageiros.

O sistema de suspensão fica posicionado entre o quadro e o eixo da roda é normalmente equipado com molas e amortecedores de choques.

Para entender um pouco mais sobre a função de suspensão temos que conhecer alguns conceitos fundamentais como massa suspensa e massa não suspensa 


MASSA SUSPENSA é a massa do veiculo sustentada pela suspensão.











MASSA NÃO SUSPENSA
 é definida como a massa que fica
 entre o solo e a suspensão     










A suspensão afeta o modo como a massa suspensa quando a motocicleta esta senso pilotada .


quando  aroda passa sobre uma ondulação ou imperfeição no solo ele sofre uma aceleração vertical ou seja a roda se move para cima e para baixo perpendicularmente á superfície.

Se não existi se uma estrutura de amortecimento, toda energia vertical das rodas seria transferida para o chassi, que moveria na mesma direção, fazendo com que as rodas perdessem completamente o contato com o solo 

O sistema de amortecimento absorve a energia da roda acelerada verticalmente, permitindo que o chassi e o corpo do condutor permaneçam inalterados enquanto as rodas seguem as ondulações 
mantendo contato co o solo 



Além disso o amortecedor também te a função de transmitir força motriz e força de frenagem para o solo .

Os principais componentes do sistema de amortecimento são as molas e os amortecedores.

MOLA

Molas helicoidais e dispositivos de borracha podem ser usadas separadamente ou em conjunto

se as molas helicoidais fossem usadas como amortecedores de choques causariam ressonâncias maior que a própria vibração
o amortecedor a óleo te a função de amortecer as vibrações e impactos o mais rápido possível 


O amortecedor difere em termos de construção função e formato com relação às suspensões dianteira e traseira.

1.2 PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO

Quando um pistão com passagens de óleo ou válvulas se move para cima ou para baixo em um cilindro vedado, o óleo deve fluir através das passagens de óleo (orifícios) no pistão. No entanto, o fluxo de óleo é restringido pelos orifícios de óleo
Quando o amortecedor contrai, o óleo flui através de um orifício de diâmetro grande e quando ele dá o retorno o  óleo flui através de um orifício de diâmetro pequeno.

Portanto o amortecedor contrai rapidamente e retorna devagar.Isto faz com que as vibrações da mola helicoidal sejam absorvidas.


2.SUSPENSÃO DIANTEIRA

O sistema da suspensão dianteira é integrado com sistema de direção suporta a roda dianteira e absorve os impactos e irregularidades do solo.

2,1 TIPOS DE SISTEMA DE SUSPENSÃO DIANTEIRA 

Existem vários tipos de sistemas de suspensão dianteira, sendo os dois a seguir os ais utilizados

GARFO TELESCÓPICO

O sistema de garfo telescópico é o ais usado atualmente.

Este sistema é composto por um tubo interno e um tubo externo.A extremidade interior do tubo externo é fixada no eixo da roda dianteira e a parte superior é fixada na mesa de direção.
O garfo telescópico contrai e estica utilizando uma mola helicoidal e um amortecedor a óleo.Possui uma excelente rigidez e um curso de amortecimento longo, proporcionando um efeito de amortecimento grande.


2.2  SUSPENSÃO INVERTIDA (UP-SIDE-DOWN)

Devido à montagem invertida do garfo dianteiro,a parte mais pesada da bengala, faz parte da massa suspensa.

Desta maneira, a precisão de funcionamento deste tipo de suspensão é superior porque o deslocamento da massa não suspensa, agora mais leve, possui menor inércia.

Em outras palavras, o peso entre o conjunto de absorção é bem menor se comparado às suspensões convencionais, uma vez que o fluido a mola e o tubo externo não recebem os impactos do solo.

2.3 FUNCIONAMENTO DA SUSPENSÃO DIANTEIRA

FLUXO DE OLEO DURANTE A COMPRESSÃO



FLUXO DE OLEO NO RETORNO

A valvula esta fechada e o oleo pode passar pelos orificios 

o choque é absorvido.

3 SUSPENSÃO TRASEIRA

O sistema da suspensão traseira sustenta a roda e absorve os impactos e irregularidades do solo


3.1 TIPOS DE SISTEMAS DE SUSPENSÃO TRASEIRA

TIPO BALANÇA TRASEIRA

Dois braços são fixados de forma articulada no quadro da motocicleta e as outras extremidades dos braços suportam a roda traseira 


o amortecedor fica posicionado entre o braço e o quadro.

Nos modelos de uso geral os braços são feitos de chapa de aço e em motocicletas esportivas, geralmente usam-se balanças de tubo de aço.








TIPO MOTOR BALANÇA

O próprio motor age como uma balança traseira,ou seja,o motor se move 

Este tipo suspensão é usado para motocicletas de pequeno porte como scooters e motocicletas de lazer.

3.2 SUSPENSÃO COM LINK 

Sistema de suspensão traseira idealizado na Bélgica e foi mundialmente popularizado através dos modelos trail

Possui balança traseira e conjunto mola/amortecedor únicos se utilização de articulações, garantido funcionamento eficaz com baixo peso e pouca manutenção 

O efeito progressivo da suspensão é garantido pela mola helicoidal com elos de passo e diâmetro variados

4 AMORTECEDOR TRASEIRO

O amortecedor traseiro funciona como o garfo telescopico 

Existem muitos tipos com variações na construção e nas funções de amortecimento 
4.1 COMPONENTES DO AMORTECEDOR





4.2 PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO

FLUXO DE ÓLEO NA COMPRESSÃO 

A válvula abre, o óleo passa para não gerar muita resistência (amortecimento)

FLUXO DE ÓLEO NO RETORNO

A válvula esta fechada, o óleo passa apenas pelo orificio para aumentar a resistencia (amortecimento)

4.3 TIPOS DE AMORTECIMENTO

4.3.1 AMORTECIMENTO COM GÁS NITROGÊNIO (DE CARBON)

Este amortecedor é do tipo invertido, cilindro único, onde o gás comprimido (gás nitrogênio fica vedado no cilindro do amortecedor a óleo e é comprimido por um pistão.

A câmara fica cheia de óleo e fica vedado, o que não permite a entrada de ar, assegurando um efeito de amortecimento estável.

4.3.2 TIPO COM AJUSTE DE CARGA 

A carga no amortecedor traseiro varia de acordo com:    
o numero de passageiro
a carga de bagagem
o peso do condutor
velocidade de condução
e a condução off- road 

O amortecedor traseiro pode ser ajustado conforme as necessidades de condução e às preferencias do condutor 

É possivel fazer o ajuste em 3 ou 5 estagios 

Ao contrário do que muitos imaginam essa regulagem não altera a altura da suspensão.
















      

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