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quinta-feira, 3 de março de 2016

KIT RELAÇÃO

E ai pessoal, vamos praticar mecânica rsrsrs

Bom hoje vou falar de corrente de transmissão, muitos me perguntam quando vão trocar o kit relação, qual a "durabilidade de um kit?", minha resposta é essa "depende do seu cuidado", e é mesmo lógico que nunca deixando pra trás o óbvio a qualidade do kit você não quer que um kit de  má qualidade dure igual ao de top de linha, eu trabalho apenas com o top de linha no paralelo ou original e muito se vê a falta de cuidado correntes andando com folgas excessivas ou tensionadas (esticadas) de mais se lubrificação ou feita errada to suja isso tudo vai contribuir para sua durabilidade.Bom abaixo vou falar mais técnicamente sobre o assunto passando a técnica correta de manutenção geral do kit acompanhem ai e qualquer duvida só deixarem as perguntas.



AJUSTE

CUIDADO
Inspecionar a corrente de transmissão com o motor ligado pode resultar em ferimento grave nas mãos ou nos dedos




Quando a folga da corrente for muito pequena, uma mudança na distância entre os centros das rodas dentadas devido ao movimento da suspensão, resultará em uma tensão excessiva na corrente.

Nessas condições, a corrente e a transmissão ou a carcaça do motor podem ser danificadas e o excesso de fricção afetará negativamente para o rendimento do veiculo.

Uma folga excessiva na corrente produzirá fortes oscilações quando o veiculo estiver em movimento.
Nessas condições a corrente pode soltar se das rodas dentadas (coroa ou pinhão) e danificar as peças atingidas.

Com o veiculo e ponto morto, apoie-o no cavalete central ou cavalete lateral (em alguns modelos deve ser verificado com a roda traseira levantada; consulte o manual de serviços do modelo específico para obter detalhes)

(Nos modelos equipados com tensores solte os tensores de inspecionar a folga)

Siga os seguintes procedimentos de ajuste;

Solte a porca do eixo traseiro até que a roda possa ser movida 

Solte a contraporca do ajustador, ajuste a folga girando a porca ou parafuso de ajuste 

Nos ajustadores tipo caracol, gire as placas de ajuste 

No ajustador está incluída uma escala para indicar a posição de ajuste.Certifique se que a escala de ajuste está na mesma posição e ambos os lados.

ATENÇÃO

Se a posição de ajuste não for a mesma a roda traseira estará desalinhada e poderá causar desgaste excessivos nos pneus, roda dentada (coroa e pinhão) e corrente

Devido ao movimento da suspensão através do seu curso, a distância enter os centros das rodas dentadas motoras(pinhão) e movida (coroa) varia.Portanto é Muito importante ajustar a folga da corrente de modo que tenha uma quantidade mínima de folga aceitável quando as rodas dentadas estiverem mais distantes ou seja quando alinham os centros da roda dentada motora, do parafuso de articulação do braço oscilante e do eixo traseiro. O manual de serviços específico do modelo fornece valor correto para cada modelo ou se preferir deixe sua pergunta de qual modelo deseja que eu te passo.

Após o ajuste, reaperte a porca do eixo até o torque especificado.

NOTA

Puxe a parte inferior da corrente para cima em direção ao braço oscilante (balança) ao apertar a porca do eixo traseiro.Isso ajuda a manter os ajustadores de ambos os lados assentados em seus respectivos retentores e alinhar corretamente o eixo.

Certifique se que os dois lados estão ajustados nas mesmas marcas de referencia nas escalas de ajustes 

Verifique novamente a folga da corrente

Aperte a contraporca dos ajustadores

Ajuste a folga do pedal do freio (este não será necessário nos casos de freios a disco)

Ajuste o ponto de atuação do interruptor da luz do freio traseiro.

Após ajustar a folga da corrente, se a marca de alinhamento do ajustador atingir a faixa vermelha da etiqueta de indicação de desgaste,substitua o kit completo
(somente motos com a etiqueta afixada alguns modelos não vem com essa etiqueta então a hora que não tiver mais como esticar é hora de substituir o kit sempre substitua o conjunto completo nunca parcialmente )

LIMPEZA E LUBRIFICAÇÃO


Aderência de barros e pó e a falta de lubrificação diminui bastante a vida útil da corrente.
A limpeza e a lubrificação devem ser efetuadas periodicamente .

CORRENTES COM ANÉIS DE VEDAÇÃO
ATENÇÃO

Para correntes com anéis de vedação não utilize vapor ou lavagem com água sob alta pressão para limpá-los.Este procedimentos causarão deterioração dos anéis de vedação e a perda de graxa, encurtando  vida útil da corrente

Use apenas querosene para limpar a corrente

Limpe a corrente com um detergente adequado, seque-a completamente e aplique o óleo para transmissão #80-90

Remova todo o excesso de óleo para não espirrar durante a operação da motocicleta.


CORRENTES SEM ANÉIS DE VEDAÇÃO

Remova toda sujeira da corrente com óleo de limpeza ou parafina, seque a corrente completamente e aplique o óleo transmissão #80-90 ou u lubrificante de corrente adequado

Remova todo o excesso de óleo pra não espirrar durante a operação da motocicleta

Verifique os desgastes da coroa e pinhão




Imagem de dois pinhões o da esquerda está ruim o da direita está bom

Imagem acima de coroa a de cima esta nova boa e a de baixo ruim


Abaixo a imagem de como se analisa quando o kit esta ruim ou ficando ruim você devera puxar a corrente igual a imagem e se você conseguir visualizar mais da metade do tamanho dos dentes da coroa hora de trocar o kit relação.



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